segunda-feira, 21 de maio de 2012

A LUA NEGRA E A BRUXARIA



Lua, Mãe das Bruxas, das Feiticeiras, das Fadas; das Estrelas, das Mulheres

A Lua Negra tem o poder de CRIAR e DESTRUIR, CURAR, REGENERAR,DESCOBRIR e FLUIR com o ritmo das mudanças e dos ciclos narturais, mas isto irá depender da capacidade individual em reconhecer e integrar a nossa sombra.
Tudo relacionado à destruição do VELHO E CRIAÇÃO (surgimento) do NOVO ; rituais de CURA, RENOVAÇÃO E REGENERAÇÃO é propício de ser feito.

Lua Negra é a denominação dada ao período em que não vemos nenhuma lua no céu, e isso ocorre por volta de três dias antes do 1º dia de Lua Nova, a Lua Negra se divide em duas metades: uma de luz e a outra de trevas.


Durante essa fase de escuridão total da lua, as bruxas reverenciam as chamadas “Deusas Escuras”, que são na maioria as deusas com aspectos da Anciã, realizando rituais de cura, de adivinhação e de transmutação. (Lembrando que o fato de serem escuras remete ao trabalho com a sombra, e não com artes maléficas. Associar a cor negra à maldade nada mais é do que uma propagação do preconceito contra os negros.) 

A Lua Negra é a LUA da TRANSFORMAÇÃO , e geralmente corresponde aos 3 últimos dias da Lua Minguante ( ou aos 3 dias que antecedem a Lua Nova). Sua denominação se deve ao fato de que nesse período não se pode vê-la no céu, ela não está refletindo o Sol para nós, ela está em seu estado natural, sendo a Sombra.


Podemos meditar sobre a nossa "sombra",sobre pensamentos e atitudes que não são muito positivos, e que devemos transformar.
Esta fase da lua facilita o acesso aos mundos e planos sutis e às profundezas de nossa psiqué, assim podemos mergulhar em nosso lado sombrio, e desvendar os mistérios e as sombras de nosso inconsciente, visando buscar os meios para nossa renovação.

Com o advento das religiões patriarcais e a invenção da idéia de “cultos demoníacos”, tudo o que era de aspecto sombrio relacionado à Bruxaria era taxado de maléfico. Obviamente, os mistérios da Lua Negra tornaram-se também sinõnimo de horror e malefícios. Surgiram, assim, lendas e superstições sobre demônios e forças malignas e a Lua Negra passou a ser vista como um momento perigoso. Tanto que, até hoje, muitas bruxas acreditam que não se deve mexer com Magia nesses dias. Pura superstição.


Nas antigas religiões o lado negro da Deusa era representado pela lua nova, quando a lua estava totalmente coberta pela sombra da TERRA e não era vista no céu. A maioria dos bruxos não celebra a Lua Negra. Nessa fase as deusas então se mostram como a Deusa Negra, a que revela o Seu lado obscuro e terrível, muitas vezes cruel, bem como o nosso. Essa fase da lua é mais difícil de ser trabalhada e não é recomendável que alguém recém-chegado à BRUXARIA já comece a celebrá-la. 
Não leve ao pé da letra o "não ser celebrada", porque com conhecimento você pode utilizar esse poder em seu benefício.

As Deusas negras seriam o lado obscuro de suas faces.
E se nós somos a personificação dessas Deusas ...
O encontro com o lado obscuro é sempre assustador, é reconhecer em nós mesmos uma mola propulsora que pode causar loucura e até mesmo tragédias. E se é aterrorizante em nós que somos humanos, é o próprio terror em se tratando de DEUSES .


É por isto que lemos em muitos autores que a Deusa Negra é devoradora e destruidora por natureza, mas na verdade o que não reconhecemos na divindade é que é o obscuro, o negrume é o véu que uma vez desvelado nos revela a totalidade das deusas, ou mesmo dos DEUSES ., Dionisio desceu aos mundos inferiores em busca da Mãe, fazendo o roteiro inverso de Deméter; Orfeu, seu maior profeta, pode ter sido Deus consorte de uma Deusa Mãe anterior aos olímpicos, desmembrado e devorado pela Ménades, coisa típica de consortes das Grandes Mães do neolítico depois humanizado pelos dominadores.

A Lua Negra é tão poderosa quanto o plenilúnio porém, o seu poder é das sombras, do terror, da face destrutiva da Divindade,em geral assusta quem começa a trabalhar com ele, mas é um poder necessário de ser compreendido, pois faz parte da Deusa (e portanto de nós).
Os esbás da Lua Negra são voltados ao conhecimento do nosso lado obscuro e a sua CURA , para que transmutemos as nossas características improdutivas (nervosismo, ódio, etc) em características produtivas (paz interior, AMOR , etc) e para que aprendamos a lidar com as nossas sombras. 


Para os antigos, este período era um símbolo da morte, mas também da regeneração… A morte encarada, não no sentido literal, mas como o fim de tudo aquilo que já não nos serve, que já não faz sentido nas nossas vidas; toda a bagagem emocional que precisamos de libertar para continuarmos a evoluir. 

É um tempo de repouso e introspecção, um tempo de pausa que nos convida à serenidade e à calma. Ler, meditar, ouvir música, escrever, o que quer que nos sirva para reflectir e nutrir o espírito…

A Lua Negra tem um poder lendário para a criação, propícia para conceber, sonhar, desejar ..





58 comentários:

  1. Já sou seguidora.
    Estes textos envolvem um tão profundo mistério que me cativam.
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Misteriosa, sugestiva lua, quantos segredos ela esconde!
    Envio-lhe beijos desde Buenos Aires numa noite de nevoeiro. As bruxas estão soltas, não há lua ... ela se escondeu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha querida Carolina que bom que está aqui.
      saudades de vc.

      bjs

      selma

      Excluir
  3. Que lindo post!! E as imagens???
    Divinas!!

    Viajo aqui!
    Beijinhos!!♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga que bom que gostou.
      espero encontrar vc mais vzs aqui.

      bjs

      selma

      Excluir
  4. A humanidade teme o que desconhece. Logo o poder de uma lua cujo poder não é simples e especifico assusta. A lua negra explora as possibilidades, seria isso? O fim que precisamos das para que possamos recomeçar. É o inverno necessário para que tenhamos uma nova primavera. A morte necessária para o renascer. O que eu vejo é que a humanidade gosta de brandar seus bem feitos ao vento, enquanto esconde seus sentimentos egoístas o que acaba difamando o "oculto". Já que é no desconhecido que elas jogam tudo o que não seria adequado de ser sabido, ai quando se é descoberto, é o escuro,o preto, a arte, que pegam a má fama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida, palavras sábias, muito obrigada por estar aqui.

      bjs

      Selma

      Excluir
  5. Chegar a este blog faz-me sentir como se estivesse a regressar a casa...
    As imagens, os textos, a profundidade dos assuntos, o interesse que partilho em relação a estas temáticas, deixam-me sempre com a sensação de que esta é também a minha casa.

    Muito grata pelas partilhas! Muita Luz!
    Om*

    ResponderExcluir
  6. Muiro profundo.

    Não tenho geito pra mostrar-me muito sentimentalista, mas isso é muito bonito.

    Agradeço por isso.

    Arigatou... Sayonara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeito*

      Desculpe-me o erro de portugues.

      Excluir
    2. que bom que vc entendeu e conseguiu sentir a energia boa.

      selma

      Excluir
  7. Nasci Em Um Dia De Lua Negra Em Todos Os Meus Aniversarios Nao Havia Lua Só As Sobras

    ResponderExcluir
  8. Nasci Em Um Dia De Lua Negra Em Todos Os Meus Aniversarios Nao Havia Lua Só As Sobras

    ResponderExcluir
  9. não sabia nada a cerca da lua negra, mais agora que eu sei vejo que as coisas aparentemente normais são as mais integrantes. Daqui para fora o mair objeictivo seja lá de quem for é conhecer a vida e as suas verdadeiras lógicas. Já não posso olhar para o tunel e ter medo do que veêm depois dele, agora eu posso olhar e caminhar porquê sei que o veêm depois é o futoro e dele não se foge. Obrigado...

    ResponderExcluir
  10. não sabia nada a cerca da lua negra, mais agora que eu sei vejo que as coisas aparentemente normais são as mais integrantes. Daqui para fora o mair objeictivo seja lá de quem for é conhecer a vida e as suas verdadeiras lógicas. Já não posso olhar para o tunel e ter medo do que veêm depois dele, agora eu posso olhar e caminhar porquê sei que o veêm depois é o futoro e dele não se foge. Obrigado...

    ResponderExcluir
  11. Eu AMEEEEIIIIII esse texto não sabia que existia luga negra , mtoo legal amoooooo bruxariaaa , post mais coisas vs são demais ... !

    ResponderExcluir
  12. Sempre que sinto a noite mais estranha, como quem acaba de ver um filme de terror, olho para o céu lá fora e nada... quando você sentir a noite meio "esquisita" é Lua Negra. Passo muito mal.

    ResponderExcluir
  13. Assim como temos nosso lado obscuro, a Deusa e sua natureza também o tem.
    Negar nosso lado negro é nos negar, negar o lado obscuro da Deusa seria o mesmo que negá-la em sua plenitude.

    ResponderExcluir
  14. Gostei demais, por muito tempo venho ignorado meu lado sombrio, agora surge surge a luz que eu precisava. Obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  15. Vou completar meu 4º ano de sacerdócio solitário e estava querendo saber mesmo o q é a Lua Negra. Depois dela - este mês - vem a Lua Violeta (dia 30), q coincide com o 1º dia da Lua nova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro habib

      desconhecemos e não reconhecemos esse grau de sacerdócio , por favor não confunda as coisas.

      3fasesdalua

      Excluir
  16. Na lua negra faça uma oração. Coisas ocultas irão se revelar! Bjo.

    ResponderExcluir
  17. boa noite luciana.

    essa é uma afirmação sua , não compartilhamos dos seus pensamentos a respeito disso.

    mesmo assim gratos por sua visita
    3fasesdalua

    ResponderExcluir
  18. Saudações! Maravilhoso blog, excelente texto, muito esclarecedor. Nasci durante uma Lua Negra e me sinto muito bem em magias neste período. Gratidão! ☆ *☆ * ☆

    ResponderExcluir
  19. Meu caro anônimo que pessoa de sorte é vc por nascer em lua tão linda

    ResponderExcluir
  20. A minha namorada antes uns dias da lua nova fica impossível de aturar, arranja motivo e vê mal em tudo o que esta normal. Fala mal para mim, me desrespeita, deixamos de nos ver e ate diz coisas que nunca pensei ouvir. Em dias normais ela é paz , diz que me ama muito e que quer ficar comigo para sempre... Não sei o que se passa com ela e o que poderei fazer, pois estou a ficar farto desta situação e não vou aguentar mais tempo por muito que a ame, viver uma vida assim com um enorme desequilíbrio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor ajudem-me a arranjar solução se ela existir !! Obrigado

      Excluir
    2. Poder ser TPM, uma disfunção hormonal; ela poderia procurar um ginecologista, é uma condição comum entre boa parte das mulheres. Ou pode ser algo espiritual... nesse caso você precisaria da ajuda de alguém mais experiente no assunto.

      Excluir
  21. Boa noite,
    E a Lua Rubra o que é? Ela existe mesmo, e é maléfica como dizem alguns? É verdade que nossa Lua é determinada pela combinação da Lua de nossos pais e a Lua Rubra é a combinação da Lua Cheia com a Lua Minguante?
    Respeito todas as linhagens da Lua, são apenas dúvidas de uma aspirante.
    Obrigada por dividir seu conhecimento conosco.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde, nessa noite , eu sonhei com essa Lua Negra , e como diz que não poderia meio que vê-la , e eu insisti, com isso fiquei olhando plenamente pra Lua , e com isso eu me senti diferente, e senti que tinha algo diferente comigo... esse foi o sonho, não sei o que significa, mas queria saber.

    ResponderExcluir
  23. esta lua tem algo a ver com facilidades de ganhar muito dinheoiro ,pois uma bruxa me promete isto na lua negra.

    ResponderExcluir
  24. que a Deusa nos ilumine com sua sabedoria

    ResponderExcluir
  25. que a Deusa nos ilumine com sua sabedoria

    ResponderExcluir
  26. Sou iniciante. Gostaria de fazer algo na próxima lua negra. O que me impede? Qual é o risco?

    ResponderExcluir
  27. Ola Boa Tarde .... A Lua Negra esta se aproximando , sera que vc poderia me sugerir algum ritual feitiço para utilizar a força dessa Lua ? Desde ja Grato _/\_

    ResponderExcluir
  28. Não devo trabalhar com a Deusa Hecate nessa lua entao? Sinceramente, eu esperava invocar e trabalhar com o lado "positivo" da deusa, vou fzr um banimento que; sim: Preciso da força nao tao boazinha assim dela, PORÉM não considero estritamente negativa ou má, mas n sei se quero trabalhar com essa força destrutora me arrisco a dizer negativa q vc citou ai no meio do texto, sobre trabalhar com deusas nesse perÍdodo. SOLTA UMA AJUDA

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...