domingo, 20 de janeiro de 2013

A VELHA RELIGIÃO SEGUINDO AS ANTIGAS TRADIÇÕES


O herege não é aquele que é queimado na fogueira, mas sim aquele que acende a fogueira. (Willian Shakespeare)

Escolhi essa frase para ser o ponto de partida nessa breve aventura no universo da Bruxaria e de seus protagonistas, as Bruxas, Bruxos, Sacerdotisas, Magos, Feiticeiras (os) e Guardiões, pois talvez nenhuma outra traduza de forma tão clara a realidade que temos vivenciado em séculos de intolerância e radicalismo. 

Como é possível seguir algo que esta a tanto tempo perdido no tempo? Sim é muito difícil requer muito estudo, dedicação e uma intuição bem treinada. O estudo é nossa maior fonte de conhecimento para praticarmos nossa religião, porque através deste que retiramos boa parte de nossas praticas ritualísticas.



A velha religião não está gravada em nenhuma pedra filosofal e não pode ser encontrada em nenhum livro sagrado. Não existe nenhum apanhado de dogmas a serem seguidos, porque a Velha Religião está gravada na vida, nos seus ciclos naturais e é se vivendo intensamente COM DISCIPLINA, RESPEITANDO A HIERARQUIA, acatando e respeitando as Sacerdotisas , respeitando as regras básicas de convivência em grupos que cada um de nós, pratica e estabelece vínculos com a nossa divindade e com a nossa Deusa e o nosso Deus. 

Conhecimento é poder, e quanto mais sabemos melhor podemos fazer, mais conectados ficamos com nossa ancestralidade e com nossos Deuses e Deusas, ser um Bruxo ou Bruxa Tradicional não é fácil, pois não encontramos tudo resumido em um simples livro, não nos contentamos com perguntas sem respostas, queremos saber a raiz de tudo, o porque de cada ritual, o motivo mitológico por trás de cada festival, o poder por trás de cada divindade antes de adorá-la, talvez seja este o motivo que muitos Bruxos e Bruxas Tradicionais não gostem de aparecer, por este motivo que encontrar um material sobre a Bruxaria Tradicional é muito raro e difícil, reunir todas estas informações requer um tempo e uma dedicação que nem todos estão dispostos a compartilhar.



Por tudo isto estudei e estudei, li, cavei. À medida que escrevia com paixão, me tornava rouca, cada vez mais rouca, como se gritasse para multidões. Resgatava a voz daquelas mulheres que foram minhas mães e avós, aquelas mulheres que fui para além da minha identidade. Resgatava a voz daquelas mulheres que não puderam se expressar por séculos, que morreram em meio à dor, violência e solidão. Eu cavava e sentia que as informações floresciam no meu coração tendo brotado do próprio fundo escuro da Terra... O ventre-terra, que guarda os ossos das minhas velhas mães, das minhas outras irmãs, os ossos que são meus, são seus também. 

Desejava pedir desculpas e colocá-las no colo, colocar a nós todas por tanta injustiça e traição patriarcal. O que havia acontecido com todos nós?
Resolvi cavar mais fundo, penetrando na densidade desse cemitério de ossos da Mãe Terra. Até que algo diferente aconteceu. Ouvi em minhas memórias, meu corpo, minhas palavras a canção mais antiga que havia experimentado até então.



Compreender o fenômeno da Bruxaria requer deixar de lado a nossa visão romântica perpetuada pelo imaginário popular com representações que reduzem as Bruxas e Bruxos a caricaturas do Mal. 

As Bruxas e Bruxos existiram e ainda existem. E, da mesma forma que no passado, atuam na construção social de sua época como objeto de purificação de uma sociedade dominada por religiões institucionalizadas e por conceitos e dogmas que não exercitam o nosso autoconhecimento, mas ao contrário, querem tornar todos de um mesmo jeito, como se fôssemos todos iguais, sem anseios nem sonhos tão diferentes.

Toda religião é sobre a criação - não simplesmente as história e lendas de como um criador e criadora produziram o universo, mas como os homens, mulheres e crianças participaram na geração corrente do universo. A criação nunca está concluída é um processo contínuo e eterno. Em algumas tradições nativas, as pessoas cantam para que o sol se levante ao nascer o dia e cantam para que ele se ponha ao crepúsculo. Há nisso uma sabedoria profunda que não pode ser repudiada pela afirmação que o sol pode perfeitamente nascer ou pôr-se sem a ajuda humana. A conversão do dia em noite, do inverno em primavera devem ser atividades tanto humanas quanto divinas. Como seguidoras da Velha Religião, as Bruxas e Bruxos tomam parte ativa no que chamamos girar a Roda do Ano e participarem no curso das estações. Os mais antigos mistérios está no cerne de minhas próprias crenças espirituais. É o que as Bruxas designam por “ A Velha Religião". Somos criadoras e criador do universo.



Bruxas e Bruxos não forçam ninguém a fazer algo que agrida seus princípios e crenças e bruxas não profanam Igrejas Cristãs, hóstias ou bíblias. Como pode-se notar quando se fala em Bruxo ou Bruxa dá-se uma conotação completamente deturpada do que eles praticam e cultuam. 

O Bruxo e a Bruxa não precisa de aprovação de seus pares e não precisa sequer trabalhar em grupo, quando o faz, juramentos sagrados são feitos para preservação de um vínculo de absoluta confiança e grandeza gerada pelo amor fraternal – um reconhecimento de humildade perante os Mistérios, dos quais ninguém é portador absoluto.

Por fim, gostaria de ressaltar que o que foi escrito aqui de forma muito simplificada é o que encontra comprovação histórica, e como certa vez um Sábio da Arte disse, há “história da magia e a magia da história”. Cabe a cada um escolher seu caminho.



Existem dores que só as Mulheres sentem. Os homens podem crer que levam o peso do mundo em suas cabeças (e isso pode até ser real), porém as mulheres carregam as dores e lágrimas da humanidade nos seus corpos. Existem dores intensas que só uma mulher pode ter, são dores relacionais. Toda a pessoa humana que já existiu um dia esteve no corpo de uma mulher, e foi em algum momento alimentada por uma mulher. Esse é o tipo de memória atávica que não se apaga. Não importa o seu gênero, na sua primeira lembrança e no mais íntimo de você, está uma mulher. Escute-a e a deixe chorar.

(Reflexões de uma sacerdotisa sobre a Deusa, as mulheres e os homens)


13 comentários:

  1. Minha criança linda, como me orgulho de você.
    Quando pedi para você fechar seus olhos e pensar na sua religião, nunca imaginei ler uma coisa tão linda.
    Me orgulho de saber que os ensinamentos estão fluindo dentro de você de uma maneira tão simples e tão bela.
    Me orgulho ainda mais do meu filho o seu Guardião Marcos, que mesmo retirando uma por uma das raízes encravadas na terra para o caminho se tornar mas liso e por ele vocês dois seguir, mesmo esgotado ele tenta dar a tranquilidade para você escrever este texto.

    Que nos braços da nossa Mãe vocês fiquem.

    Viviane

    ResponderExcluir
  2. Já passei pela net varias vzs, mas me deparar com esse texto não sei explicar, mas as lágrimas chegou ao meu rosto.
    Tenho 33 anos não sou desta religião, não sou de religião nenhuma a não ser a minha que sou eu mesma.
    Pleno domingo eu aqui deitada lendo uma coisa que jamais em tempo algum pensei em ler.
    Vocês dois devem ser o sol e a lua, não sei, so sei que tudo isto me fez refletir o quanto fui ignorante mesmo tendo 2 faculdades tendo um emprego de nível alto. Mesmo dando ordens a varias pessoas, nunca me senti tão bem e tão sem cultura.
    Parabens pelo texto, parabens pelo blog.

    Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara ana paula

      ficamos muito felizes ao ler a narrativa de seu domingo e muito nos honrou sua companhia.

      provocar emoções positivas as pessoas é uma coisa muito gratificante e isso nos fortalece.

      esperamos continuar em sua companhia por muitos e muitos textos e que volte não só nos domingos mas pelo menos todas as vezes que sentir saudade de nós.

      selma/marcos

      Excluir
  3. Caro Guardião Marcos
    Todos os dias entro neste mundo mágico.
    Aqui encontro um pouco de paz, pois não sei se lembra, deixei registrado aqui neste blog uma parte da minha vida.
    A minha dor e os meus demônios eu mesmo criei ao perde a minha Sacerdotisa.
    Lendo hoje este texto consegui me transportar para o meu mundo junto com minha Sacerdotisa o mundo do qual um dia consiga voltar.
    Quando a magia do meu poder de Guardião corria em minhas veias e no meu coração.
    Não quero deixar aqui o registro de uma pessoa infeliz, sou um homem hoje comum, um dia fui um homem especial um dia tive dons, tive a magia dentro de mim.
    Tudo isto eu tive por ter sido escolhido por uma Sacerdotisa e perdi tudo ao perde la.
    Somente quem foi é que sabe a importância e a responsabilidade de ser um Guardião.
    Sei que dúvidas você Guardião deve ter, mas lembre-se você é o outro lado dela.
    Guiar uma pessoa que levanta o véu e passa para o outro mundo, somente pessoas escolhidas.
    Quantas vezes você deve ter se perguntado, será que vou conseguir traze-la de volta¿
    Quantas vezes, teve dúvidas do ser que é você.
    Vocês são escolhidos são seres feito da magia, com sabedoria no sangue, com as mãos que representa a espada do Grande Arthur, mas com a coragem do Grande Mago, são seres escolhidos não so nesta vida, mas em outras que já se foram, vidas que vocês passaram e que lutaram batalhas, feridas que não foram curadas, mas mesmo assim se levantaram e seguiram sempre com o único propósito estar sempre juntos, pois são metade e juntos são únicos.
    Esta é sua missão, que as batalhas você consiga vencer, pois por um Guardião uma Sacerdotisa morreu.
    Caro Guardião Marcos, sigo o meu caminho em busca do perdão da minha Sacerdotisa não sei se voltarei a me encontrar com ela nesta vida ou somente na outra, mas não posso perder a minha esperança.
    Continuo meu caminho, mas sempre em busca dela.

    Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prezado paulo

      é logico que nos lembramos de você, tanto é que semana passada eu e a grande sacerdotisa selma lemos seu primeiro depoimento pela milésima vez e canalizamos nossos pensamentos a você.

      realmente foi mágico ter atendido nosso chamado , ter sentido nossa energia direcionada a ti.

      minha missão procuro fazer o meu melhor e até um pouco alem porque nossos caminhos tem muitos obstáculos mas sempre queremos vencer e seguir em frente.

      continuamos torcendo para que tudo clareie a sua frente e que alcance seu objetivo.

      grato pela visita e ficamos mais felizes ainda por saber que sempre usa nosso blog como uma ferramenta para seus estudos.

      fique com a mãe
      guardião marcos

      Excluir
  4. Parabens, sabedoria se encontra no 3 fases da lua

    lindo post, mas um para eu meditar a semana toda.

    Valentino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro valentino

      agradecemos sua visita e principalmente por seus elogios e esperamos que medite sempre aqui.

      selma/marcos

      Excluir
  5. Este ano de 2013, será um grande ano para nós com os ensinamentos aqui escrito.

    Uma ótima semana para vcs.

    Patricia

    ResponderExcluir
  6. Dar orgulho de ser bruxa, sentimento puro dentro deste texto.

    Estar presente aqui é sempre ter ensinamentos preciosos.

    Graças a Deusa que vcs compartilham.

    Regina

    ResponderExcluir
  7. Não sei se ainda posso ficar somente na palavra, tenho realmente que levar a sério tudo que está escrito aqui.

    Como posso saber o que é certo e o errado

    como saber se um dia vou ser uma sacerdotisa

    como vou achar um guardiao.

    são muitas duvidas, pode me responder

    Leandra

    ResponderExcluir
  8. o blog é muito bonito,o que eu mais gosto são os vídeos este blog lança moda, desde que entrei aqui mudei o meu gosto musical.

    mudei a minha maneira de ver a vida.

    tenho 16 anos e adoro o meu estado de vida atual.

    obrigada.

    Rita

    ResponderExcluir
  9. Selma, que alegria e que contentamento eu sinto em ler a sua sabedoria, sim porque sabedoria não é só adquirir conhecimentos através da leitura, é saber absorvê-los no mais intimo de nós e isso você consegue a toda a hora. Obrigada amiga pela sua amizade. Adoro você.
    Beijinhos de Luz!
    Ana Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Ana Maris, muito obrigada por suas palavras.
      Eu tb adoro vc

      bjs

      Selma

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...